O Parlamento Infantil da Cidade de Maputo, realizou de 06 a 09 de dezembro de 2022, na capital do país, a segunda ronda das sessões de Prestações de Contas às Crianças. A acção foi realizada em seguimento ao Plano de Actividades 2022 do Parlamento Infantil da Cidade de Maputo e visa entre outros objectivos, fortalecer a capacidade deste mecanismo sobre o processo de prestação de contas ao nível das organizações que trabalham em prol da criança.
A Rede da Criança, em parceria com a ECPAT International - rede global de organizações da sociedade civil que trabalha para acabar com a exploração sexual de crianças, lançou na quinta-feira passada, 21 de Outubro, em Maputo, o Relatório Nacional Sobre "Disrupting Harm".
O relatório inovador do Projecto "Disrupting Harm" em Moçambique constatou que 13% das crianças pesquisadas, que usam a Internet, com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos sofreram casos claros de exploração e abuso sexual "online" no período compreendido entre 2017 e 2020. Nestes contactos, as crianças receberam presentes ou dinheiro em troca de imagens e vídeos sexuais ou actos sexuais, sendo ameaçadas ou chantageadas para se envolverem em actos sexuais e ter suas imagens sexuais compartilhadas sem a sua permissão.
A Rede da Criança na qualidade de membro da Plataforma 3R, realizou nos dias 05 e 06 de Outubro de 2022, na cidade de Maputo, a Capacitação sobre o processo de Elaboração dos Relatórios Complementares com o Envolvimento da Criança nos Relatórios Anuais da Criança, liderados pela Criança.
A capacitação teve a duração de dois dias e tinha como objectivo fortalecer a capacidade das Organizações da Sociedade Civil (OSC) membros da Plataforma 3R, sobre o processo de elaboração de relatórios complementares e monitoria das observações dos Organismos das Nações Unidas (ONU) e União Africana (UA) sobre progressos na implementação dos Direitos da Criança.
Celebram-se hoje 11 de Julho,os 32 anos da Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança (CADBEC).
A CADBEC foi instituida na conferência dos Chefes de Estado e Governo da Organização da Unidade Africana (OUA) em Adis Abeba, capital da Etiópia, de 9 a 11 de Julho de 1990, após reconhecer-se a importância de tomar-se todas as medidas necessárias por forma a promover e proteger os direitos e o bem-estar da Criança Africana.
Donativos financeiros, brinquedos,
roupas e utensílios de criança.
Contacte-nos através de:
+258 21 314 215info@rdc.org.mz
Rua das Flores, 52, Bairro Central, Maputo, Moçambique.